23 abril 2010

Tavis Coburn-O vintage dos óscares

-Avatar (copyright BAFTA/Tavis Coburn) A linguagem das imagens transforma-se ao longo do tempo e comunica-se de forma distinta em diferentes décadas. Os cartazes de propaganda da II Guerra Mundial nunca seriam os mesmos nos dias de hoje, nem as publicidades dos anos 50, 60 e 70. Sabemos isso quando vemos um anúncio dos anos 90 que nos faz rir pela sua estranheza e, vendo bem, não foi assim há tanto tempo... O americano Tavis Coburn fez o exercício contrário: imaginou como seriam os filmes de hoje se fossem comunicados nos anos 60 ou 70. O resultado são imagens bastante vintage.
-Up In The Air (copyright BAFTA/Tavis Coburn) Coburn fez este trabalho a convite dos Orange British Academy Film Awards, um evento organizado pela BAFTA – The British Academy of Film and Television Arts –, e patrocinado pela Orange, a principal marca do operador de telecomunicações France Telecom. Representando as cinco longas metragens nomeadas para a categoria de melhor filme – Avatar, An Education, Up In The Air, Precious e The Hurt Locker –, as ilustrações figuraram na brochura oficial de apresentação da gala que decorreu em Fevereiro.
-The Hurt Locker (copyright BAFTA/Tavis Coburn)
-Rupert Murdoch, IL Mag, 2009. (Rupert Murdoch for the cover of an Italian magazine.) Esta iniciativa da BAFTA não é inédita. Já no ano passado outro artista, Noma Bar, foi convidado a dar a sua interpretação dos nomeados. Quanto a Travis, este não é, no entanto, o seu único trabalho dentro da mesma linha. Fascinado pelos comics dos anos 40 e pelos cartazes e anúncios dos anos 50 e 60, a sua linguagem visual percorre muito este caminho, ilustrando temas actuais com uma linguagem retro. Podemos ver, por exemplo, Rupert Murdoch e a obesidade infantil num estilo que não estamos habituados a ver. E melhor: como se de material de merchandising real se tratasse, as ilustrações de Travis Coburn podem ser adquiridas no seu website. Afinal, o vintage está sempre na moda!
-An Education (copyright BAFTA/Tavis Coburn)
-Precious (copyright BAFTA/Tavis Coburn)
http://obviousmag.org/archives/2010/04/tavis_coburn_o_vintage_dos_oscares.html

Sem comentários: